Projeto: Somos Todos Nacionais. Valorize!

10:10

Vivemos em momentos de descobertas que ficam sendo adiadas incansavelmente.
Essa semana eu estava vagando pelos blogs, visitando e lendo coisas interessantes; até que me deparei com um post que me chamou muito a atenção, sobre escritores nacionais, e o descaso que está acontecendo com o trabalho deles. Confesso que já tinha percebido essa questão, não só literária, mas como geral, onde a maioria dos brasileiros só valoriza o que vem de fora, e não percebe os tesouros que tem.

Como nos últimos anos tentei melhorar minha visão da minha própria nação (e não, eu não vou para de amar a Coréia, ou os trabalhos deles; porque sou realmente fã! E eles merecem muito!), eu passei a dar mais chances para que os trabalhos do Brasil me encantem. Seja em uma música, livros, filosofia... Enfim, dar algumas oportunidades de ser surpreendida. E tem dado certo!

Então fui atrás de maiores informações sobre esse projeto e vi que cabia exatamente no que eu vinha fazendo, e tinha planejado para 2016, pelo menos na parte literária. Resolvi participar do projeto, e vou fazer de tudo para conseguir ler 1 livro nacional mensalmente; vai me fazer muito bem, eu tenho muitos livros nacionais aqui, nem tão novos assim, mas que nunca li.

Então vamos ao projeto, que é simples mas de uma utilidade inacreditável. Foi uma ideia do Alfrêdo do blog Paginou (visitem ele, é um lugar encantador). E aqui está o link do projeto Somos Todos Nacionais. Abaixo vou deixar maiores informações do Projeto, pelas palavras do próprio Alfrêdo (o famoso Ctrl+C + Ctrl+V) :
Como o projeto vai funcionar? É super simples: leia um livro nacional por mês (a partir de fevereiro oumarço até dezembro de 2016). De preferência, algum livro que não seja escrito por um youtuber
Quem pode participar? Quem quiser. Não é necessário ter blog/canal para participar. Para a interação durante o projeto ser facilitada, vamos usar a tag #SomosTodosNacionais no Twitter e Instagram.
Tenho um blog/canal e quero ajudar na divulgação, o que eu faço? Faça um post ou grave um vídeo falando sobre o projeto, incluindo o link desse post, as "instruções" para participar e coloque nopost/descrição do vídeo a lista dos participantes. Caso possível, use o banner do projeto (clique aqui) no post. Recomendo também que indique alguns livros para aqueles leitores que desejam participar mas não sabem o que ler. Quando o vídeo ou post for ao ar, me avise nos comentários para que eu possa colocar o link entre os participantes.

Essas sãos as informações sobre o Projeto, e agora eu vou indicar alguns livros, que me agradam, para quem quiser participar também, e que não tem ideia de por onde começar... Serão livros que eu já li, ou que estão na minha lista de leitura desse ano, e ainda os que compõem a minha WishList. Não irei classificá-los, pois não sei fazer isso direito...


                  
Sim, eu sei que o Frederico é youtuber, mas eu o conheci pelo blog dele, gostei do jeito que ele escreve e dos assuntos; então não seria eu mesma se eu não inclusive os dois livros que eu quero muito ler. Mas também são os únicos dois escritos por um youtuber... E eu acho que esses valem a pena, sim! É nacional, que mal tem?

Tendo esclarecido minha paixão pelo trabalho do Elboni, e justificado a inclusão dos livros dele nas minhas indicações... Essa foi a minha apresentação e entrada no Projeto! São leituras leves e tranquilas. Espero que vocês tenham gostado das minhas indicações.

Por que você também não participa desse projeto lindíssimo? Vai fazer um bem danado para você, e para muitas pessoas, acredite. Leitura nunca é demais!

As imagens dos livros, eu tirei da internet (Google) e no blog Paginou mesmo!



You Might Also Like

12 comentários

  1. Oi, Sarah! Tudo bem? Menina, eu simplesmente amei a ideia desse projeto! Suas indicações foram ótimas. Estou lendo "Capitães de Areia" e amando! <3 Ah, olha meu conto ali! *------*

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá moço! Que honra, o senhor por aqui, novamente *-*
      Esse projeto é cativante, sério! Só me deu mais forças para não desistir das minhas leituras não-universitárias.
      Esse livro é de um envolvimento, depois eu ainda vi o filme... Acabei apaixonada pela história, cada personagem me conquistou a sua forma; vale a pena ler, e reler também *-*

      Excluir
  2. Oiie Sarah, adorei o projeto precisamos valorizar mais nossa literatura e quebrar esse preconceito que temos em relação aos autores brasileiros. Ultimamente ando lendo mais livros nacionais que tudo. Gosto da Paula Pimenta e da Isabela Freitas . Tenho muita vontade de escrever um livro, na verdade já to escrevendo, mas sei o quanto será dificil conseguir lançar um dia, pois o mercado está lotado com livros famosinhos (dos youtubers) e isso não da espaço para os novos talentos que tem de monte por aí só esperando uma oportunidade. As editoras deveriam valorizar mais os novos talentos e dar uma oportunidade pois todo mundo tem uma história pra contar, não é só os youtubers famosos não.
    http://meiosentimental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá moça bonita! Tudo bem contigo?
      Fico contente que você tenha gostado do projeto, muito mesmo! E concordo contigo, é preciso quebrar todo o tipo de preconceito com o Brasil, não vai ser fácil, mas vamos de pouquinho em pouquinho mudando essa história. Poi aqui tem muita coisa, e muita gente, boa! Mas muito mesmo, e outras só precisam de uma lapidada básica para brilharem. Cada um de nós pode contribuir com o que tem, quando tiver a oportunidade, e acho que essa é uma grande chance de causar efeitos, mesmo que seja indiretamente e anonimamente.
      Sobre o livro, eu comecei também um projeto, mas não tenho a menor presa mais haha Mas não desiste não, pois mesmo que demore muito ou seja difícil, é possível. As oportunidades surgem onde ninguém mais as espera, fato! E se for demorar muito, temos outros meios de divulgar nossos talentos e trabalhos; no campo dos livros, temos plataformas online que mostram o trabalho, e também tem opção de comercialização online... Distribuição de mil e uma formas. Tem jeito! E quando soltar essa obra ai, favor me avisar para eu ler, tudo bem?

      Excluir
  3. Que projeto legal, eu gosto muito de valorizar os nossos escritores, já li Capitães de Areia, gosto também da Maitê Proença com Uma Vida Inventada, Fernanda Young com Aritmética, e as meninas Paula, Bruna e Thalita, Babi inclusive conheci a Babi na Bienal aqui no Rio ano passado, enfim adorei!!!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá moça *-* Como estás?
      Capitães é meu fraco, assim como Dom Casmurro haha Amor eterno!
      Gostei desse nome "Uma vida inventada", vou pesquisar sobre... Vale mesmo pela dica.
      Meu sonhooooooo é ir numa Bienal, sei que é muvuca, mas tenho muita vontade de ir, não ligo de ficar no meio da multidão não...
      Beijos linda!

      Excluir
    2. Olá, estou muito bem, obrigada!
      Eu vou sempre a Bienal e adoro, a dica é não ir no fim de semana pois realmente fica muito cheio.
      Bom domingo!
      Bjs querida❤

      Excluir
    3. Vou tentar ir na próxima bienal daqui. Preciso me preparar financeiramente também haha
      Bom domingo moça, que fará de bom? Beijos

      Excluir
  4. Oi, Sarah! Fico muito feliz que você esteja participando do projeto, realmente, são muitos nacionais bons por aí que nós não conhecemos... Para esse mês, resolvi ler O Sorriso da Hiena (e tô amando). Achei seu blog lindo e espero que esse projeto faça um bem danado pra você também! Hahahaha

    www.paginou.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá moço criador do projeto *-* Agradeço você por me dar a oportunidade de fortalecer de alguma forma a minha meta de voltar as leituras.
      Nome interessante para um livro... Gostei! Vou dar uma buscada para ver do que se trata, adoro nomes curiosos.
      Fico muito feliz de estar participando do Projeto, divulgando o mesmo, e ainda mais feliz por você ter gostado do Seja Frugal, sério! Ganhei o dia *-*

      Excluir
  5. Gostei muito, queria fazer, mas já estou com outro em mente, porém quem sabe né? Gosto muito de você e do seu blog. Parabéns!

    www.quaseperfeito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá guri!
      Outro projeto também literário? Que legal, conta para gente? Sou curiosa, desculpa haha
      OWN ganhei meu dia com isso *-* Fico muito muito feliz que você goste do blog, você será sempre bem vindo; e eu também adoro seu blog e você! Sempre que posso, dou uma visitada no seu blog.

      Excluir