Formatura, ou não? Eis a questão!

08:00

Fotografias são saudades reveladas. — Eu me chamo Antônio
Hoje vou desabafar sobre algo que não sai da minha cabeça a semanas: Formatura. A minha está sendo planejada para 2018, eu sou uma das que mais agita esse assunto, que discute, que pede para ir atrás de empresa, pergunta sobre como andam as negociações... Mas essa semana eu parei para pensar se eu quero mesmo fazer a formatura. E eu não achei quase nenhum motivo. Ok, se fizermos com a empresa B2 vai ser foda, vai ser A festa, sem dúvidas... Mas eu quero tanto assim? A ponto de gastar mais de R$4000,00 nisso? Por 2 noites?

O que mais pesa é que eu já vi esse filme antes, me formei na 8ª série com uma turma que eu não gostava (claro que eu tinha meus amigos, gostava de uns 5 dali, mas a grande maioria, não...) e eu vi exatamente no que deu. Sim, agora é faculdade, 5 anos cursando Psicologia, tenho mais é que comemorar mesmo... Ok, mas será que eu vou estar tão afim de comemorar assim? Não é nem só pelo dinheiro, mas eu não consigo imaginar o que vai ser essa noite de formatura; e eu posso duramente me arrepender.

Meus pais são contra eu abrir mão, mas eles são contra quase tudo o que eu decido fazer... Depois eles gostam. E outra, eles acham muito importante qualquer marco de fase, seja festa de 15 anos, seja formaturas...

Tenho no máximo até dia 30 para decidir se faço ou se saio do barco antes dos boletos começarem a rolar. Mas fazer o quê? Quem manda eu não ser tão facinha para convivência e nem gostar de todo mundo? 
Até a decisão final eu vou continuar angustiada, me conheço... E essa angustia me levou a conversar a esse respeito com as meninas que sou mais próxima lá na sala; e elas quase me agrediram, pois é... Disseram que é uma chance única, que eu posso muito bem tacar o foda-se para quem eu não gosto e nem quero ver a cara; que a festa é grande e dá para se divertir sem olhar apra esse povo; que eu vou beber sim (para quem não sabe, eu não bebo...). Enfim, disseram muito, e tudo coisas desse tipo; o que não ajudou muito, mas não atrapalhou, só me deixou mais em dúvida...

Vou ter muito que imaginar as prioridades da minha vida durante os próximos 3 anos, porque por mais que se parcele em 24 vezes, ainda são mais de R$4000,00. Nesse montante eu estou incluindo baile, álbum, vestido e cabeleireiro. Cabeleireiro principalmente, pois pedi para que nessa noite (se eu optar por fazer) que minha mãe me leve no salão do Celso Kamura. Não me perguntem o porquê, eu só quero mesmo, sem nenhum motivo nobre.

A noite tem TUDO para ser inesquecível, tem. Mas também posso não querer fazer nada na festa, e terei pago tudo atoa.

Mas chega de drama, me digam vocês; já fizeram formatura, formatura de faculdade? Como foi? Já foram convidados em alguma? Gostaram? Quero saber a opinião de vocês, pois a minha está uma confusão total.

You Might Also Like

24 comentários

  1. Eu acho que você deve fazer a formatura, afinal é uma vez na vida, e também pra ir no cabeleireiro de sucesso, Celso Nakamura, né? Todos merecem uma horinha com ele.
    Bom final de semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu decidi por não fazer, mas eu irei a festa kkkkkkkkkkk como convidada! Mesmo porque as meninas estão cobrando minha presença... Acho que vai ser uma noite legal! Uma despedida...

      Excluir
  2. Eu só participei da cerimônia de formatura, não fiz festa, particularmente não acho que vale a pena gastar tanto dinheiro assim, eu prefiro viajar para um lugar bacana com essa grana. Mas cada um é cado um! Minha irmã fez formatura com direito a baile e tudo e curtiu bastante.

    Beijos
    http://orangelily.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou LOUCA para viajar pra Seul, mas não querem me bancar, eles bancariam a formatura, ma a viagem não ;(
      Mas irei a festa como convidada, para me despedir de quem gosto da minha turma...

      Excluir
  3. Eu formo em 2018 tbm.. em direito e não vou fazer... Vou gastar o mesmo dinheiro em uma festa com meus amigos e família..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa "o mesmo dinheiro"? Vai ser A FESTA ♥
      Está ansiosa para terminar né? kkk Não vejo a hora...

      Excluir
  4. Oi Sarah, estou nesse mesmo impasse.. qual sua turma, quando é a formatura? A minha também fechou com a B2 mas sou de Brasilia, faço arquitetura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arquitetura? Que legal! ♥
      Eu não irie fazer a formatura, mas vou como convidada, para me divertir com algumas amigas *-* Acho que participar não me agregaria em nada, é muita grana, prefiro poupar para conseguir viajar para Seul...
      Sou de Sampa, estou no 5º ano de Psicologia... Acabo em dezembro (oremos! kkkkk) A formatura está marcada para comecinho de março (se não me engano, minha memória não é boa haha).
      Então como eu sai da extensão de apoio a "comissão" (que e a representante da minha turma só kkk) eu não sei como andam os preparativos... Só ás vezes elas vem me contar sobre a bomba de chocolate que vai ter kkkk Acredito que ainda seja com a B2, mas vou confirmar e farei uma postagem explicando os MEUS motivos pelo qual não aderi a formatura, ai eu trago certinho como foi o processo da minha turma e tals, acho que é um assunto interessante, né? *-* Vejo pouca gente falando sobre isso...

      O seu impasse é mais pelo que? Grana, vontade, turma?

      Excluir
  5. Também estou nessa, e faço psicologia... Mas to no SEGUNDO ano e começaram a pagar o caixinha agora, ou seja, teria que decidir agora (???? muito cedo) e quero ou não, pois se eu pagar e não quiser fazer depois não vou ter meu dinheiro de volta e se pagar depois vai ter jurps. É muito ruim isso, não sei o que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito cedo não kkkk Vai por mim, quanto antes, melhor! Porque o rombo no bolso é ENORME!
      Bom, é uma decisão difícil, você precisa pesar MUITAS coisas, mas entre elas é:
      1. Você é uma pessoa que gosta de festa, e/ou saberia aproveitar essa festa? Se não é muito fã de festa, bebida, dançar... Não vale muito a pena, há outros meios de comemorar (com ou sem a turma...)
      2. Você "Gosta" da sua turma? É meio relativo e isso muda no decorrer do curso, mas se já agora você não for muito fã da sua sala... Pense bem se vale a pena.
      3. Você sonha com isso? Tem gente que sonha...

      E por ai vai, tem que ver a sua realidade, principalmente a financeira e os seus planos pós-graduação né...

      Eu optei por tentar viajar, eu quero e pretendo ir, estou tentando convencer meus pais a pagarem 10 dias na Coréia do Sul... Acho justo depois de 5 anos ralando como louca né? *-* No final sairá elas por elas, porque na formatura como um todo (o pacote, os convites, os vestidos, cabelo, maquiagem, transporte...) ia ficar uns R$6000,00 então... A viagem sairá quase isso (acho).

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta Sarah! Me ajudou :)

      Excluir
  6. Olá gente.. estou muito em dúvida também.. estou no fundo de formatura com a minha turma, porém estamos tendo alguns problemas como pessoas querendo sair e alguns financeiros tmb, quero muito tirar minha carteira de carro e meu pai disse que se eu sair posso usar o dinheiro da formatura para tirar, mas estou com medo de me arrepender.. o que vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta chegou atrasada, mas o que vale é a intenção.
      Então, tudo depende do que é prioridade para você. O que você quer mais?
      Sem julgamentos, pense e decida. Se é tirar carteira, vai fundo! Vai te fazer feliz? É o que importa...
      Ou você prefere uma noite de festa como comemoração de faculdade? Você curte festa? Curte sua turma? Você acha que vale o preço? Então vai sem medo e aproveita.

      Eu particularmente não sou de festa, não sou de palco, não sou de dançar, nem de beber... Mas acho que uma festa vale a pena em alguns casos...

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. só uma coisinha a dizer: classe média sofre!...rsrsrs
    tenho amigas doidas para irem na delas, mas não tem dinheiro... ô vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É do gosto e do bolso de cada um...
      COmplicado.
      Eu fiz a da 8ª, fui oradora e tudo... Não pretendo reproduzir a dose kkkk Deu.

      Excluir
  9. Como é complicado decidir, minha família é bem pequena e desanimada com esse tipo de coisa, meus pais n concordam em gastar quase 9000 reais (só o contrato da formatura e mais uns 900 das fotos e além disso os vestidos, maquiagens e afins) com isso e disseram que se eu quisesse, eu teria que pagar do meu pequeno salário de estágio, o que acho complicado hahah minhas amigas todas irão formar e eu n sei oq decidir infelizmente :( com esse dinheiro dá pra comprar um carro ou viajar pela Europa todinha, aí

    ResponderExcluir
  10. Olá, vejo muita sobriedade na sua decisão em não participar da festa de formatura. Eu não fiz questão alguma de ir à minha. Optei dessa forma, pois fiz-me um questionamento muito similar ao seu: "Afinal de contas, o que eu estou comemorando? Eu não estou realizando nenhum grande feito aqui.".
    Os cerimoniais hoje em dia perderam o propósito, viraram lugar comum, produto de mercado. Foca-se muito na comemoração e pouco na coisa comemorada. Isso vale para formatura, casamento, aniversário...
    Sua sobriedade é comum aos introvertidos. Buscamos significado e profundidade no que fazemos. E num mundo em que "felicidade" é vendida em cada esquina, quando alguém reflete sobre o real valor das coisas (como a presença dos seus 5 amigos do Ensino Médio), acaba passando por estranho, ranzinza, antissocial, chato etc.
    Pega esses R$4000,00 e vai fazer algo legal de verdade para você. Valerá muito mais a pena, pode ter certeza disso.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tu fizeste culto ou ensaio fotográfico com a turma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fiz só colação de grau mesmo, mais nada. Nem ensaio fiz.

      Excluir
  12. Boa tarde
    Meu nome é Rafael Lima e esse ano me formo em engenharia Química, as meninas da turma estão querendo fazer festa, mas unindo as duas turmas n completamos o mínimo de alunos p festa, então vão fazer uma festa "conjunta". O problema é que minha família já disse q não vai, ninguém, o preço fica inviável p eu ir sozinho e não gosto de fotos ou festas, mas se eu n for, a turma n consegue o mínimo nem p festa conjunta. O que devo fazer?
    Pf
    Alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael.
      Bom, na minha humilde opinião, acho que vale a pena você pensar no que você quer, por mais que seja complicado esse lance de mínimo necessário pra fechar contrato, sempre dá pra se dar um jeitinho. Não adianta nada você se estrepar todo sozinho pra que os demais fiquem satisfeitos, sabe? A galera pode conversar com quem está organizando a festa e tals, e verificar a possibilidade de ser com 1 a menos, ou até mesmo redistribuir o valor entre os demais (o que, dependendo do número de inscritos, não ficaria uma diferença TÃO ABSURDA, porque é 1 só). Eu falo isso porque a minha formatura de 8º ano foi assim, estava tudo certo, ai mais pro final, vários pais desistiram e subiu o valor pra quem ficou, mas mesmo assim conseguimos negociar, tiramos uma coisinha aqui, outra ali, e foi bem bacana.
      Mas outro ponto importante é: você quer fazer parte disso? Porque mesmo não curtindo festa, bebendo ou levando a família, pode ser um momento bacana, pra estar com quem você gosta, sabe? É uma experiência que talvez você queira, mesmo não sendo do seu "perfil". Você precisa descobrir se quer mesmo isso, se não quiser, é como falei acima, não se lasque só em benefício da turma, converse com eles e sugira outras soluções com a sua saída.
      Agora se você quiser ir, mesmo sem sua família aderindo contigo, tem outros meios, como vender ingressos pra amigos, parentes distantes e conhecidos (não venda pra desconhecidos, pf, pode dar muito errado kkk). Você vende o ingresso, não sairia tudo do seu bolso... Você pode fazer uma vaquinha online (e divulgar o MÁXIMO possível), arrumar bicos pra ganhar uma grana extra...
      E tem outras possibilidades a se pensar. Mas tudo depende do que você realmente deseja fazer, entende?

      Espero ter "ajudado" a pensar melhor nisso tudo.
      Qualquer coisa, estou aqui.

      Excluir
  13. Olá!
    Fiquei curiosa, você fez a formatura? Como foi? Valeu a pena? Eu estou no mesmo dilema, mas estou mais inclinada a viajar sozinha

    ResponderExcluir
  14. vc fez colação de grau... usou beca? como é essa colação de grau não é a mesma coisa de formatura?

    ResponderExcluir