Sobre Formatura, Viagem e Planos.

08:10

Realmente a própria companhia na verdade é a solidão bem vestida...
Hoje estava respondendo mais um comentário sobre Festa de Formatura, que postei ano passado (AQUI) e vim compartilhar com vocês minha decisão (antiga). 

Pois é, eu optei por não ter festa de formatura com a minha turma, e também por não participar da festa. Os motivos? Bom, lá vai.

  1. Minha turma não se dá bem: cruel dizer isso, mas é a realidade e eu não me engano. A maioria lá se mataria, se pudesse...
  2. Dinheiro: é muito caro, mesmo parcelando, e não é como se eu fosse uma pessoa festeira... Até mesmo para participar da festa como convidada é pesado no bolso (R$300,00 acho).
  3. Dia: eu não tenho como saber se eu estaria bem ou não para aproveitar o dia da festa. E se eu viajo? E se eu arrumo um emprego? E se eu adoeço? Tudo isso contou na minha decisão...
  4. Prioridades: como não sou de festa, obviamente isso não está no topo da minha lista de vontades ou metas... Viajar é o que mais me interessa, e me graduando é uma boa oportunidade para convencer aos meus pais para bancarem a minha viagem à Seul, mesmo que seja só 10 ou 15 dias, para que eu conheça o lugar que tanto me atrai a atenção...
  5. Parcelas: ainda parcelando a festa, e guardando dinheiro para o "dia" (vestidos, cabelos, maquiagens, transporte...) ainda assim ficaria pesado, pois não tenho condição de desembolsar R$500,00 reais por mês para não me enforcar no último mês do pagamento sabe.
  6. Valeria a pena?: Para mim, não!

Eu não estou arrependida e nem triste. Estou angustiada pois eu falo e falo sobre a viagem com meus pais e eles desconversam, falando que queriam que eu fizesse a formatura... Mas não é o que eu desejo, sabe. E acho que eles vão acabar cedendo. Tudo depende desses próximos 6 meses, em como eu vou me sair, se vou passar sem nenhum DP ou exame (por 5 anos!); se eles perceberão o quanto estou envolvida com minha formação e com meus cursos, se eu tirar boas notas; se eu demonstro saber me cuidar sozinha, e cuidar da minha saúde... Enfim, o meu crescimento acadêmico e como pessoa. Eu farei o possível para conquistar a confiança e o investimento deles.

E vocês, fizeram festa de formatura ou participam de uma? Gostaram? Ou optaram por outro plano, como eu estou tentando? O que acharam da minha decisão?

You Might Also Like

3 comentários

  1. O fato que pesa bastante na decisão é de que para os pais isso é algo gratificante. Meus pais não tiveram a oportunidade de estudar como eu tive, e por isso acredito que gostariam mt q eu fizesse a formatura. Maaas, como vc, n sou taaao festeiro e acho q esse dinheiro seria melhor investido em viajem q é mt mais minha cara! Sem contar q minha forms tá pra ser uns $5,5k oq é demaaais pr uma noite. Enfim, tô bem confuso, não sei se faço a viajem que eu curtiria demaaiz ou se faço a formse dou essa alegria p meus pais. É foda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá guri (corrija-me se eu estiver errada, pf kkk)!
      Ah sei como é, aqui em casa é essa história também, não se formaram nem no Ensino Médio, ai pesa mesmo... Mas eu conversei com meus pais e coloquei que essa tinha que ser a minha decisão, pois é a minha vida. Expus porque eu não queria fazer, e disse que se eu fizesse não valeria a pena, que eu não aproveitaria o momento sabe? Eles ao longo dos meses (do ano passado) foram compreendendo que eu prezo momentos, e passar a formatura (gastando horrores com festa, vestido...) não é o que eu priorizo, mas sim uma viagem, ou até mesmo adotar um pug, porque eu sei que são essas coisas que vão marcar a minha vida. E não uma festa, com pessoas X (que eu convivi por 5 anos e NÃO nos damos bem...). Os pais tem certa dificuldade em ceder nas decisões, ainda mais se acham que estão certos no que é MELHOR pro filho, mas eles também passam a entender que você tem suas prioridades, seus valores, seus sonhos... E isso deixa "qualquer" pai/mãe orgulhoso, pois vai sinalizando que eles criaram alguém legal!
      Se eu fosse para festa eu ia me sentir mal (embora fosse ter a parte boa, ÓBVIO, pois eu fiz amigas lá...), iria acabar bebendo a noite, iria me irritar com certas pessoas, pagar mico, gastar muito mais do que estou podendo em anos de crise... E assim, a pergunta que fica é: PRA QUÊ?
      Só vale o esforço disso tudo, se a gente gosta da festa, da turma ou se tem algum propósito maior ali... Coisa que não tenho. Então abri mão da formatura (como no 3º ano) e não me arrependo.
      Espero que você consiga seguir seu desejo de não fazer a formatura e viajar, conhecer algum lugar novo... (Aliás, para onde queres ir? ) *-*
      Seja como for, vou ficar torcendo por ti!
      E sei lá, se precisar de ajuda com argumentos para convencer seus pais, pode falar comigo, que eu tento ajudar. Afinal já passei por 4 TENTATIVAS de formatura kkkkk (desde o prézinho).
      é possível equilibrar essa alegria ai, sem que você saia lesado ;( Com conversa e ir mostrando o seu ponto de vista (sem desistir) a gente consegue!

      Excluir
  2. De faculdade, ainda não, mas formatura de ensino médio sim, tive.

    Me arrependo MUITO de não ter insistido mais, para que minha mãe desistisse da ideia de querer que eu participasse. Mas ela queria realizar o sonho dela em mim e disse que "vai ser a melhor lembrança da sua vida, vai se arrepender se não participar" e eu bobinha aceitei.

    A festa até foi por um bom preço 1k.

    Primeiro de tudo, como você não sou muito festeira e realmente não curti muito a festa, paguei por uma confraternização que nem pude participar, a empresa que fez nossa formatura não atendeu aquilo que prometeu, organização foi um desastre, fotógrafos pior ainda, bife prefiro não comentar, a cerimonia foi um desastre! A valsa foi um desastre! Eu. Nunca. Suei. Tanto. Em. Minha. Vida. (ficar em um ambiente sem ar condicionado e ventilação, com um vestido com trezentas camadas e um salto nada confortável, NÃO É LEGAL), MEU SENHOR, fico estressada só de lembrar daquele dia, me arrependo muito e preferia ter guardado o dinheiro para uma viagem...

    Então, depois desta experiencia "maravilhosa", decidi não participar de formatura nenhuma, foi um trauma kkkkk

    Minha turma até era unida e esse é o único ponto positivo!

    Concordo com sua decisão e festa de formatura é uma coisa que quero distancia hoje em dia.

    ResponderExcluir