Um Futuro de Incertezas, mas Conquistas!

10:00


Você perde suas certezas para encontrar outras...
Cá estou eu, mais uma vez, para falar sobre minha "Indecisão" sobre cursos universitários. Para quem não sabe, eu curso o 4º ano de Psicologia na UNIP, porém me recuso a parar por ai.

Já cogitei, e é uma paixão/sonho, cursar Medicina; mas quando penso no quesito tempo de formação, me desanima um pouco; não que eu não goste de estudar, eu amo e é por isso que acho o curso tão atrativo, mas supondo que eu entrasse de primeira, aos meus 22 anos, eu estaria formada só lá para os meus 30 anos... Chutando baixo. Sem mal ter trabalhado, não ter conquistado algumas coisas que sonho... Então é algo bem delicado de se pensar.

Sendo assim, descobri que Nutrição é uma ótima saída. Mas não só satisfeita em achar uma solução equivalente, eu ainda me apaixonei por outro curso, que tem tudo o que eu amo fazer, e faço diariamente; o curso de Comunicação Social com habilitação em Editoração (um vulgo: Produção Editorial/Editoração). Agora tente adivinhar o tempo de curso de cada uma...
Nutrição (USP)= 5 anos
Editoração (USP)= 4 anos

Gosto ou não gosto de cursos longos? Medicina, Psicologia... É a vida! Já tendo aceito isso no meu coração, pesquisei sobre a nota de corte desse vestibular; e me surpreendi, pois nutrição é mais fácil... Não sei se de todo, isso é algo ruim. Pois pretendo cursar primeiro Nutrição, e quem sabe como terceira faculdade, Editoração, aos 28 anos... 
Nem se comparam ao nível de complexidade que seria passar em Medicina (nota de corte= 77 (se não me engano)). As notas de corte de 2016 foram essas:
Nutrição: 47
Editoração: 52

Para minha sorte, Nutrição na USP não é na Cidade Universitária, oremos! Mas também não é na USP Leste... Está nas Clínicas, onde não é tão difícil chegar... Ainda mais se meus planos de mudança para Santa Cecília se tornarem reais ano que vem... Já com Editoração, eu não terei essa sorte.

Querendo, ou não, já é hora de começar a pensar nisso; mas não focar loucamente, pois ainda tenho metas desse ano, cursos, estágio, finalizar Psicologia, formatura... Tem muita coisa para rolar em 2 anos. Mas eu já preciso ir me organizando, se quiser passar no vestibular de 2018. Espero que dê tudo certo...

Conforme o tempo for passando, eu venho contar o que aconteceu. Agora me diga você, o que anda te deixando confusa(o)? Quais são suas expectativas pro futuro, no quesito educação e profissão? Vamos trocar ideias e experiências.


You Might Also Like

3 comentários

  1. Corajosa você começar outro curso longo! Mas se é o que quer, deve ir em frente. Eu sou formada em Análise de Sistemas, tenho uma amiga que também é formada em Análise e trabalha junto comigo e ela está querendo fazer Nutrição agora, ou seja, vai partir totalmente para a outra área. Mas o que eu digo é, nunca é tarde para começar algo novo, melhor do que passar a vida se arrependendo de não ter feito algo. Qual outra faculdade você escolher, sucesso para você!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Exige muita coragem começar um outro curso longo mas cara se é o que você quer, só vai! Eu só não fiz a minha faculdade por que o curso que quero não tem na minha cidade e eu não tenho recursos para ir a outro lugar no momento, mas boa sorte! Mas cara, nunca é tarde demais tá? Talvez com 30 anos em Medicina você tivesse uma cabeça melhor do que essas pessoas que se formam aos 20 e tantos.

    Beijo!
    www.umatubaronense.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Sarah, que indecisão menina!!! Mas acabei me identificando com o que você postou. Também tenho 22 anos, já estou no ultimo semestre do curso superior em Processos Gerenciais, não é o que gosto, entretanto, achei muito interessante. Sempre quis fazer Psicologia, mas recentemente me deparo com o fato dele ser um curso muito longo e a grade curricular que me apaixonei não está nesse país. Sim, antes mesmo que entrar na minha atual faculdade, eu já havia iniciado meus estudos para estudar na Espanha, então estava me preparando para passar nos exames de lá, quando ganhei um bolsa na minha atual faculdade nesta área de administração. Minha outra duvida e também por envolver o que faço e o que amo é o Jornalismo, é um período menor e me agrada bastante. Mas o que irá fazer o diferencial e me fazer trabalhar no que realmente quero é a especialização, pois quero atuar na área do esporte - Está ai o problema, Psicologia Esportiva é meu sonho e habilidade, Jornalismo Esportivo é uma paixão e tenho ainda a possibilidade de fazer MBA em Gestão do Esporte, que está bem mais próximo que as demais especializações. Estava pensando em fazer tudo :D Mas decidir qual será a próxima é uma decisão muuuuito difícil. Por isso que lhe entendo completamente. Um abraço

    Blog Cantinho da Siz
    http://cantinhodasiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir